24/01/2014

Alterações climáticas

As consequências das alterações climáticas nos seres humanos têm sido subestimadas; choques meteorológicos como as secas, cheias e tempestades, cuja intensidade e frequência têm vindo a aumentar cada vez mais, contribuem grandemente para a pobreza e a desigualdade. Sem acções imediatas, as alterações climáticas podem ter repercussões desastrosas para as pessoas mais pobres do mundo e inverter os progressos realizados ao nível da redução da pobreza, alimentação, saúde e educação.

As nações desenvolvidas têm uma responsabilidade histórica de reduzir as emissões, impedir que o seu crescimento afecte o clima e investir em acções susceptíveis de contribuir para que se evitem inversões catastróficas do desenvolvimento humano. Se as nações desenvolvidas e em desenvolvimento conseguirem uma redução global das emissões de 50% até 2050, isso dar-nos-á 50% de hipóteses de evitarmos alterações climáticas perigosas, o que significa que essa é a redução mínima de emissões absolutamente necessária.

Para promover a prossecução dos objectivos ambientais, os poderes públicos dispõem de uma gama alargada de políticas e instrumentos aplicáveis ao combate ao aquecimento global. Instrumentos baseados em incentivos de mercado, onde se incluem as licenças de emissão, a fiscalidade ambiental, os sistemas de caução-reembolso (deposit-refund systems), a subsidiação, incluindo o abandono da concessão de subsídios com efeitos ambientais perversos, a aquisição de “produtos verdes” (green purchasing), e a responsabilidade e compensação (responsability and compensation). Instrumentos regulatórios, que visam definir padrões legais, em termos de tecnologias, desempenho ou resultantes ambientais (pressures or outcomes), podendo também incluir obrigações sobre energias renováveis e sobre eficiência energética;acordos voluntários ou de auto-regulação, estabelecidos entre governos e organizações produtoras;instrumentos baseados na informação ou educação, onde se compreendem os rótulos ecológicos (eco-labels) e smart meters, que podem ter natureza compulsiva ou voluntária.


Sem comentários: