22/11/2014

Tecnologias Verdes


O aquecimento global, alterações climáticas e excesso de lixo estão no centro de algumas das principais preocupações que atormentam a humanidade; sustentabilidade ambiental. Se continuarmos a utilizar os recursos naturais ao mesmo ritmo que mantemos desde a revolução industrial os danos à bioesfera serão irreversíveis.

A economia digital continua em crescimento, com 60% da população europeia a utilizar a internet regularmente em 2009. A banda larga está disponível para 94% da população e é acedida por 56% dos agregados e 83% das empresas. A popularidade das redes sociais e dos vídeos online alterou o modo das pessoas se distraírem e informarem, resultando em enormes impactos a nível social e económico. À medida que as TIC e a Internet penetram a economia europeia devido à tendencial utilização das aplicações e serviços de banda larga, em associação à difusão dos dispositivos wireless, o impacto nas estruturas e dinâmicas da sociedade europeia tornou-se identicamente considerável.

Os consumidores de tecnologia impõem constantemente dispositivos mais pequenos, eficientes e potentes que os que detêm presentemente. Smartphones, iPhones e BlackBerrys exibem uma propensão em todas as formas de tecnologia móvel, orientados para dispositivos mais pequenos que executam cada vez maior número de funções.

Estatísticas do governo dos EUA mostram que os centros de dados usam tanta energia como o conjunto da indústria automóvel; os EUA constroem em média 10 milhões de carros por ano.

A utilização de soluções e metodologias Green IT, quando vistas para além das necessidades de conformidade legal e regulamentar, constituem aquele tipo raro de acções, que não só reduzem os custos operacionais, como diferenciam a marca e contribuem para a satisfação dos clientes.

Desta forma, as soluções de gestão das TI formam um elo fundamental e desempenham um papel importante na política de desenvolvimento sustentável das empresas. As questões ambientais devem ser cada vez mais importantes no dia-a-dia empresarial. O impacto da nova legislação juntamente com o nível crescente de preocupação dos clientes, significa que poucas organizações se podem dar ao luxo de ser complacentes quando se trata de monitorizar o impacto ambiental das suas actividades.

By Fatma

Sem comentários: