A Internet surgiu em 1969, nos Estados Unidos da América. Pretendia-se desenvolver uma rede de comunicações que interligasse os super computadores da defesa americana e de algumas grandes universidades, de forma a que, no caso de haver um ataque nuclear, as comunicações não fossem interrompidas.
Em 1972 a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) apresentou a ARPANET, garantindo que as ligações existiam entre todas as bases de defesa e, em caso de destruição de uma delas, a comunicação estabelecer-se-ia automaticamente, através de uma outra base.
No início dos anos 80 a ARPANET adoptou um conjunto de protocolos – TCP/IP – que permitiu a universidades, centros de investigação – MSFnet – e outros departamentos militares – MILnet – e governamentais americanos criarem as suas próprias redes e ligarem-se também à ARPANET.
A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.
Sem comentários:
Enviar um comentário