A computação em nuvem é uma tecnologia que proporcionará grandes avanços no âmbito das conecções em rede. Embora ainda não completamente implementada, já pode existir uma visão de como se comportará no futuro; é uma espécie de aprofundamento da Internet. Tem uma dimensão revolucionária, que proporciona uma nova forma de conecção na rede mundial; os aplicativos e os dados armazenados estarão sempre disponíveis onde quer que estejamos, e não num local resguardado e de difícil acesso, haverá um ganho considerável de portabilidade e eficiência.
Os gastos em infra-estrutura decresecem e a dependência de actualizações e aquisições de softwares diminui também consideravelmente. A “cloud computing” tem tudo para dar certo, apesar de serem necessárias precauções em relação à segurança, o ponto mais obscuro e indefinido desta tecnologia. As vantagens advindas podem ser o fator crucial para a sua expansão, pois diminuiria a corrida alucinada para aumentar o potencial dos computadores, os lançamentos incessantes de novos softwares e os custos de manutenção e suporte técnico. Pode considerar-se que a curto prazo, o que verdadeiramente alicie sejam as vantagens e futuramente pesará a confiabilidade e segurança, que se espera gradativamente solucionada.
Um dos maiores desafios do nosso planeta é criar um modelo para urbanização sustentável, respondendo às necessidades físicas, intelectuais e espirituais das populações crescentes nos centros urbanos, que sejam ecologicamente sãos. O PlanIt Valley no norte de Portugal é a primeira Cidade de Pesquisa em construção pela Living PlanIt, começou a ser construída em 2009 e deve estar totalmente concluída em 2015; estão planeadas outras Cidades de Pesquisa em todo o mundo.
A Living PlanIt é uma empresa internacional vocacionada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis à escala urbana, que vão de encontro ao desafio colocado pela crescente e por vezes descontrolada urbanização. A Living PlanIt reúne como parceiros empresas, instituições de ensino e pessoas, com vista a estimular, acelerar e incubar a inovação tecnológica necessária para assegurar melhor qualidade de vida nas cidades e apresentar essas soluções ao mercado; persegue também uma forte missão educacional, pretendendo provocar um novo pensamento sobre tendências dominantes na urbanização global e ajudar a encontrar as soluções para criar economias do conhecimento e melhorar a vida das populações.
A Cisco colabora com a Living PlanIT numa parceria construída numa visão partilhada, de urbanização sustentável a aplicar e implementar no desenvolvimento e operações da PlaniIT Valley, uma comunidade inteligente e sustentável. O acordo assenta num entendimento anterior, com o objectivo de trazer aos mercados mundiais soluções mais sólidas, assentes na tecnologia e visão destas empresas. Vão trabalhar no desenvolvimento urbano de raiz e revitalização urbana, acelerando a inovação aplicada a esse desenvolvimento urbano, operações e serviços comunitários; discutem ainda o estabelecimento no PlanIt Valley de um Centro de Inovação Global para Sensores em Rede, focado na convergência de plataformas de computação, redes e sensing, construindo edifícios e locais.
A iniciativa da Cisco é desenvolvida para transformar fisicamente as comunidades através de informação em rede, para garantir sustentabilidade económica, social e ambiental. A colaboração envolve desenvolvimento e instalação de metodologias inovadoras, tecnologias, serviços e modelos de negócio, criando um plano de desenvolvimento de mercado e colaborando em estratégias go-to-market para auxiliar mutuamente o alcance do sucesso empresarial. Esta gigante tecnológica vai fornecer routing e switching, aplicações de rede, data-center, soluções de digital media, interoperabilidade IP e sistemas de comunicação, mobilidade, segurança, storage networking, telepresença e comunicações unificadas, vídeo e virtualização e serviços relacionados, além de fornecer a infra-estrutura para as plataformas da Living PlanIt Xtreme Construction e Urban Operating System. A Cisco visiona um futuro onde as comunidades e as cidades bem-sucedidas vão mover-se através de informação em rede e onde a tecnologia vai ajudar o mundo a gerir melhor os desafios em termos energéticos e do ambiente.
A arquitectura desta cidade será como uma “cloud computing network” com edifícios que integrem uma base de dados e ligados a tecnologias de escala urbana, com produção de todo o tipo de energia, com sistemas que funcionem a nível residencial. PlanIt Valley será a demonstração de um mercado tecnológico, um grande centro de investigação, um excelente instrumento de marketing que mostrará as formas inovadoras de fazer saúde,comércio, educação, etc.; recupera tudo, nada se perde, tudo se transforma.
Sem comentários:
Enviar um comentário