22/11/2014

Rede Wireless



rede wireless é uma rede de computadores estruturada a partir de equipamentos que não necessitam de cabos para conexão. A tecnologia ganhou sua ascensão há poucos anos e substituiu com eficácia as famosas redes por cabo, que perduraram por muitos anos.
A rede wireless funciona por meio de aparelhos de radiofrequência ou infravermelho que captam os sinais de rede e os transmitem para o computador. Geralmente estes aparelhos são modens e routers, já conhecidos pelos utilizadores. Com eles,  pode aceder-se à internet mesmo estando há alguns metros de distância do ponto de acesso.
Seja em casa, no escritório, comércio e até mesmo em locais públicos, com a tecnologia wireless o acesso  tornou-se muito mais fácil, rápido e práctico. Assim,  pode aceder aos e-mails, redes sociais e outros sites em qualquer local que disponibilize essa rede.
As redes wireless classificam-se  como redes locais (WLAN), redes de curta distância ou pessoais (WPAN), redes de longa distância ou geograficamente distribuídas (WWAN) e redes metropolitanas (WMAN), classificações feitas de acordo com a área de abrangência das redes.
Outro tipo de classificação conhecida para as redes deste tipo são as atribuições a, b, g e n. São elas:
  • 802.11a: alcança a velocidade de 54 Mbps, tem suporte para 64 utilizadores por ponto de acesso e opera na frequência de 5,8 GHz. As vantagens principais são a ausência de interferência e a velocidade.
  • 802.11b: apresenta transferência média de 11 Mbps, velocidade de 22 Mbps, opera na frequência de 2.4 GHz e suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. A vantagem é a disponibilidade gratuita no mundo todo, e a desvantagem é a interferência na recepção e transmissão de sinais.
  • 802.11g: conta com velocidade de 54 Mbps e tem frequência de 2,4 GHz. O ponto positivo é a alta velocidade.
  • 802.11n: novo padrão aprovado para redes sem fio. As taxas de transferência disponíveis vão de 65 Mbps a 300 Mbps e a faixa de frequência são de 2,4 GHz ou 5 GHz.

Sem comentários: